ADEFIP recebe visita da Fundação Itaú Social

Nos dias 19, 20 e 21 de setembro, representantes da Fundação Itaú Social visitaram a ADEFIP para conhecer um pouco mais do projeto “Uma Proposta de Educação Integral para Crianças e Adolescentes com Deficiência” que foi selecionado no Edital de Apoio aos Conselhos e Fundos dos Direitos da Criança e Adolescente em 2015.

Fabio Ribas e Raquel Freitas puderam conhecer o trabalho realizado pela ADEFIP. Conversaram com os profissionais que trabalham nas áreas de atuação da instituição, com familiares e ainda visitaram duas escolas que recebem assessoria da ADEFIP.

O relato da experiência “Inclusão Escolar – Uma Proposta de Educação Integral para Crianças e Adolescentes com Deficiência” fará parte de uma publicação eletrônica da Fundação Itaú Social, com lançamento previsto para o início de 2017, conta Fabio Ribas.

Essa visita teve como objetivo a coleta de informações e depoimentos junto ao CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), equipe da ADEFIP, representantes de instituições parceiras do projeto como a Prefeitura Municipal de Poços de Caldas por meio das Secretarias Municipal de Educação e Saúde e ao público atendido pelo projeto.

“Nós da ADEFIP acreditamos que as iniciativas que preconizam as relações entre saúde, educação e família contribuem para a inclusão escolar e social desses alunos com deficiência. E isto gera transformações importantes para aqueles que vivenciam e trabalham com a inclusão, diminuindo o estigma social que acompanha as questões relacionadas a deficiência”, pontua a psicopedagoga e coordenadora do projeto Larisse Mendes.

A Presidente Voluntária da Adefip, Ana Paula Gonçalves Tranche, ressalta que o projeto tem mostrado resultados positivos. Crianças e adolescentes apresentam uma evolução significativa dentro do quadro de aprendizagem e interação social na escola e fora dela. “Observamos que os profissionais da educação que foram capacitados pelos cursos e assessorias realizadas pela equipe ADEFIP hoje atendem de forma diferenciada dando ênfase ao potencial do aluno”.

“Inclusão Escolar – Uma Proposta de Educação Integral para Crianças e Adolescentes com Deficiência” é um projeto desenvolvido dentro do Centro de Inclusão Escolar da Adefip desde 2009 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Os setores de pedagogia juntamente com a equipe multidisciplinar contribuem para minimizar os obstáculos no processo de aprendizagem: orientam professores e alunos quanto ao posicionamento adequado, patologias clínicas, adaptações de mobiliários e materiais escolares, formas de alimentação, uso da comunicação alternativa, educação física adaptada entre outros. Essa assessoria contribui para uma parceria efetiva entre profissionais da saúde e educação garantindo a inclusão escolar da pessoa com deficiência em todos os aspectos: físico, cognitivo, pedagógico, social e emocional com qualidade.

Doe para a ADEFIP e faça parte dessa história!