Área Técnica

Profissionais Área Técnica

Fisioterapia

A fisioterapia atende crianças, adolescentes e adultos com deficiências físicas no âmbito motor e respiratório com objetivo de priorizar a funcionalidade do individuo estimulando a sua potencialidade de reabilitação e qualidade de vida

ANA PAULA PEREIRA

Fisioterapeuta pela PUC- MG /Crefito 52515 F - É Especialista em Neurologia Infantil pela UNICAMP, possui Formação básica e extensão em Equoterapia pelo ANDE e Formação avançada em Equoterapia pela Fundação Rancho GG.

MONIQUE MEDEIROS RODRIGUES

Fisioterapeuta UNIFEOB /CREFITO 130221-F Especialista em Neurologia Infantil – UNICAMP Aprimoramento no Conceito Neuroevolutivo Bobath Infantil- UFSCAR Curso Bobath Infantil Avançado – Manuseios, Integração Sensorial e Recursos Terapêuticos.

ALAN LUIZ PEREIRA

Fisioterapeuta PUC-MG/CREFITO 220325-F Especialista em Neurologia Infantil – UNICAMP Formação em Pilates (Aparelhos e Solo) Formação em Bandagens Funcionais Formação em RPG Pós-graduando em Atividade Motora para Grupos Especiais – FHO|UNIARARAS

MARIA ANGÉLICA DE ALENCAR E SILVA

Fisioterapeuta UNAERP Pós-Graduada em Pneumofuncional pela Universidade Gama Filho

JULIANA NOGUEIRA VIEIRA GONÇALVES

Fisioterapeuta/ UNIFEOB Aprimoramento em Fisioterapia aplicada a Neurologia Infantil – UNICAMP Formação em Fisioterapia Aquática- Aquabrasil

CAMILA BARBOSA AMARAL CAPONI

Graduada em Fisioterapia.PUC-MG, conclusão em 2004. Aprimoramento Método Neuroevolutivo – BOBATH/UFSCAR, conclusão em 2011. Capacitação em TCI/Terapia por Contensão Induzida – GRUPO TCI/SP, conclusão em 2011. Extensão MUSICOTERAPIA NA NEUROLOGIA: Uma Abordagem Interdisciplinar, ministrado na UFMG/BH, realizado de março até julho de 2006 / 45 horas. Curso de Adequação Postural Teórico e Prático Observacional realizado na AACD-IBIRAPUERA em Outubro de 2011.

Serviço Social

Presta atendimento à pessoa com deficiência e seus familiares, fornecendo suporte social em todas as áreas do Centro Multidisciplinar de Reabilitação, inclusive no que diz respeito a orientações e encaminhamentos. É a porta de entrada e saída dos usuários cadastrados na instituição.

ANGELA CRISTINA ROXO

Assistente Social – FMU-SP Especialista em Gestão de Pessoas

VERA SILVA VILELA

Graduação em Serviço Social pela Puc Minas e pós graduação em Serviço Social pela Puc Minas.

ZILDINEIA APARECIDA JOSÉ

Assistente Social

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento, manutenção e/ou recuperação do desempenho ocupacional do indivíduo nas diversas áreas da vida (atividades da vida diária- AVDs, trabalho/escola e lazer), favorecendo sua independência funcional e autonomia, promovendo adaptações de tarefas, alterações no meio ambiente e indicando e ou confeccionando dispositivos para um melhor funcionamento ocupacional.

O setor de Terapia Ocupacional da ADEFIP atualmente é constituído por três terapeutas ocupacionais:

CAROLINE PEREIRA DE SOUZA

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar no ano de 2008. Especialista em Terapia da Mão e Reabilitação do Membro Superior pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar no ano de 2013.

MELISSA LOPES PITANGUY

Terapeuta Ocupacional – UFMG CREFITO 4-17186-TO Pós Graduanda em Terapia de Mão e Reabilitação Neurológica – UFSCAR

KATIA M. PACHECO PEREIRA

Terapeuta Ocupacional UNIUBE / CREFITO 13709-TO Especialista em Neurologia Infantil – UNICAMP

Psicologia

O setor de psicologia tem como objetivo o bem-estar do paciente e sua família, para que os mesmos lidem melhor com suas angustias, fantasias e medos. Busca o fortalecimento psíquico, maior conscientização de limites e potencialidades.

O foco da Psicologia no centro de reabilitação não está na patologia propriamente dita, mas sim na forma como as pessoas lidam com sua deficiência perante os outros e a si mesmas. O objetivo é tornar o portador de deficiência parte integrante e indissociável da sociedade, buscando o desenvolvimento de suas potencialidades, superação dos limites e estigmas e, acima de tudo trabalhar pela qualidade de vida, seja no âmbito familiar, escolar, social e/ou pessoal.

Dentro do setor de psicologia, atuam três psicólogas:

MARCELA DUARTE PRADO ROCHA

Psicóloga graduada pela Universidade José do Rosário Vellano; Especialista em Psicologia Analítica – UNICAMP Especialista em Avaliação Psicológica – PUC Minas. Atua no Centro de Capacitação e Inclusão Profissional e coordenação dos grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

MAYARA FERNANDES ALVES DOS SANTOS

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS. CRP 04-40398 Pós graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela PUC MINAS.

LIDIANE RAQUEL DA SILVA GONCALVES

Psicóloga graduada pela PUC Minas Poços de Caldas (2011-2016) - CRP: 04/46439 - Experiência em Aprimoramento (1º ano) em Psicologia do Desenvolvimento na Área da Saúde - HC-FMRP-USP (2017). Pós-Graduanda em Neuropsicologia pela PUC Minas Poços de Caldas (2018-2020).

Pedagogia

O setor de pedagogia atende crianças, adolescentes, jovens e adultos com disfunções neuromotoras.

Tem como objetivo:

  • Estimular o desenvolvimento global do paciente em suas habilidades básicas através de intervenções psicopedagógicas.
  • Orientar e assessorar a equipe escolar quanto à inclusão escolar do aluno com deficiência
  • Orientar pais e cuidadores sobre a importância da estimulação adequada.
  • Oferecer cursos de formação continuada aos profissionais da área de educação e saúde, juntamente com a equipe multidisciplinar, para trabalhar o aluno com deficiência no ambiente escolar.

PÁTRÍCIA S. DE CHECCHI

Pedagoga Puc-MG, com extensão em Supervisão e Direção Escolar . Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional Puc-MG . Pós Graduanda em Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas.

FERNANDA FERREIRA DOS SANTOS

Pedagoga PUC – MG, com extensão em Supervisão e Direção Escolar. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional PUC – MG. Pós – graduanda em Educação Especial e Inclusão Escolar – UNINTER.

KARINA VIEIRA DOS REIS

Graduada em Pedagogia (PUC - Poços de Caldas). Mestre em saúde, Interdisciplinar e Reabilitação (UNICAMP). Especialista em Linguagem e Surdez (UNICAMP). Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (PUC-Poços de Caldas)

KATIA GISELE BRUNO DE SOUZA

Formação: Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Uninter - Polo Poços de Caldas. Especialista em Alfabetização e Letramento com ênfase nas dificuldades de aprendizagem pela PUC Minas - Campus Poços de Caldas. Graduada em Pedagogia pela PUC Minas - Campus de Poços de Caldas.

Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens.

Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com o objetivo de estimulação da socialização, do desenvolvimento do protagonismo e da autonomia dos adolescente e jovens na sociedade, através de produções artísticas, culturais, experiências lúdicas, bem como a estimulação cognitiva. Além de orientação para a capacitação e preparação para o ambiente profissional, possibilitando a inserção no mundo do trabalho.

MARCELLA VIANA DIAS DA SILVA

Educadora Social - Graduanda em Psicologia

Reiki

O Reiki é uma técnica terapêutica e originou-se no Japão por Mikao Usui (Monge budista). Reiki significa energia universal (Rei= Universal, Ki= energia) e encontra-se em todos os seres e na natureza. A transmissão da energia é feita por imposição de mãos, associado ao toque terapêutico potencializa a terapia .
O Reiki foi adotado como terapia complementar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecida pela Adefip aos seus pacientes na promoção de qualidade de vida e bem-estar.
Tanto paciente, quanto familiar são beneficiados pela terapia. Benefícios são:
✓ Equilíbrio corpo, mente e alma( a energia vital);
✓ Diminuição dos sintomas do estresse, ansiedade, depressão e síndrome do pânico;
✓ Aumento do autoconhecimento e autocontrole;
✓ Ajuda a fortalecer o sistema imunológico;
✓ Relaxamento físico e mental, harmonizando o ser integral.

CASSIA VITTI

Terapeuta Holística - Reiki Nível 3, introduziu o atendimento de Reiki na Adefip em 2018 pelo SUS. Terapeuta corporal e facial desde 1999. Áreas de atuação: Liberação Miofascial, Massagem Sensorial, Massagem Drenante, Shiatsu e Auriculoterapia.

Educação Física

A Educação Física tem um papel importantíssimo na reabilitação da pessoa com deficiência física, pois em suas diferentes áreas de atuação é possível promover o desenvolvimento do paciente como um ser total, ou seja, nos aspectos físico, motor, emocional, intelectual, social e cultural. Os atendimentos ocorrem individualmente ou em grupo, conforme as necessidades do aluno.

JULIANA REIS DO PRADO

Profissional de Educação Física – CREF 009495 – G/ MG Graduação em Educação Física – UNIFAE Especialista em Fisiologia do Exercício e Reabilitação de Grupos Especiais Pós- graduanda em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência – UFJF

THAÍS MORAES VITI

Profissional de Educação Física – CREF 010083G/MG - Graduação em Educação Física pela UNIFAE (2005). Especialista em Atividade Motora Adaptada – AMA, UNICAMP (2007). Graduação de Psicologia em andamento na PUC - Poços de Caldas. Oficina de Difusão do Método Bertazzo, Ciclo Elementar – Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Educação e Escola do Movimento Ivaldo Bertazzo, SP (2011). Gestora de projetos desde 2008.

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia trabalha todos os aspectos relacionados à comunicação humana, entre eles o escutar, a voz, a fala (articulação dos sons, velocidade da fala), a linguagem oral, a leitura , escrita e a comunicação alternativa e/ou suplementar. O fonoaudiólogo trata também das dificuldades de alimentação, como sugar, mastigar e engolir (deglutir); da forma como essas funções orais são coordenadas com a respiração; e das estruturas orofaciais (cavidade oral, musculatura da face e da boca) envolvidas para que todas essas funções se realizem harmoniosamente.O setor de Fonoaudiologia da ADEFIP atualmente é constituído por três  fonoaudiólogas:

LUCIANA DE OLIVEIRA

Fonoaudióloga pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Mestranda em Morfofisiologia das Estruturas Faciais pela FMRP-USP. Student Member of Dysphagia Research Society, EUA.

MICHELE FIORIN

FONOAUDIÓLOGA – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Marília. MESTRE EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA – Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio, de Mesquita Filho” – Campus de Marília. APRIMORANDA DE FONOAUDIOLOGIA EM NEURO REABILITAÇÃO – Neuroqualis, São Paulo.

MARCELLA BRITO ARAUJO

Fonoaudióloga - CRFa 6-17162-2 - Universidade de Franca (UNIFRAN). Aprimoramento em Práticas Clínicas Fonoaudiológicas. Aprimoranda em Avalição e Intervenção Clínica nas Disfagias Orofaríngeas.

Auxiliar de Terapia

CLAUDINEI PEREIRA VITOR

Auxiliar em Terapias

Nutrição

O Setor de Nutrição atende crianças, adolescentes e adultos com deficiência física e tem como objetivo diagnosticar, tratar e prevenir distúrbios nutricionais. Além disso, é responsável por atividades de intervenção nutricional, em atendimentos individuais e em grupos, visando propagar conhecimentos práticos da Nutrição e permitir escolhas alimentares mais saudáveis de modo independente e duradouro.

ANA PAULA FERREIRA DE CARVALHO

Nutricionista CRN-9 20649. Nutricionista pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP

Medicina

Medicina- Fisiatria O Médico Fisiatra é o especialista em atendimento ao deficiente físico dentro da Associação, o trabalho envolve prescrição de medicação, órteses, cadeira de rodas e também as terapias que paciente necessita. Além das prescrições é feito um acompanhamento periódico de cada paciente e aplicações de toxinas botulínicas.

Medicina-Neuropediatria A Neurologia Infantil é a especialidade que avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos) das crianças. É o neurologista infantil que acompanha o desenvolvimento neurológico das crianças, através de exame clínico minucioso e análise das aquisições motoras, cognitivas e de linguagem ao longo do tempo, permitindo diagnosticar e tratar doenças.

DIEGO TOLEDO REIS MENDES FERNANDES

Possui graduação em Medicina (2004). Especialista em Fisiatria (AMB 2012) Atuação em Dor (AMB 2015). Doutorando em Caracterização da Dor em Avulsão de plexo Braquial. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Física e de Reabilitação, atuando principalmente nos seguintes temas: amputação, dor neuropática, fibromyalgia, avulsão de plexo braquial e dna methylation.

ISOLDA FERREIRA DE ARAUJO

Médica, com título de especialista em Medicina Física e Reabilitação pela Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (ABMFR). Áreas de interesse e atuação: fisiatria/medicina física e reabilitação, acupuntura e dor crônica.

Enfermagem

O setor de enfermagem presta atendimento a pessoas com deficiência física e seus familiares realizando consulta e/ou atendimento de enfermagem. Presta assistência global de enfermagem aos pacientes em reabilitação.

GUSTAVO CUSTÓDIO DA SILVA

Graduação em Enfermagem – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Pós-Graduando em Enfermagem em Urgência e Emergência- Atendimento Pré-Hospitalar. Centro Universitário Hermínio Ometto –UNIARARAS Atua no Centro de Reabilitação da ADEFIP COREN – 454516

Coordenação

A Coordenação tem como principal função administrar a Equipe Técnica, proporcionando organização e estrutura para os profissionais que atendem os pacientes da ADEFIP. Procurando atender a demanda de forma justa e consciente para um bom trabalho em equipe, atingindo o principal objetivo: o atendimento diferenciado e de qualidade. O trabalho da coordenação é sempre realizado com o apoio da Diretoria Voluntária priorizando desta forma, decisões coerentes para uma instituição sempre melhor.

LARISSE JUNQUEIRA MENDES

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (PUC- Minas). Mestre pela Faculdade de Ciências Médicas(UNICAMP), programa : Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação . Atua como coordenadora técnica e pedagógica do Centro de Reabilitação Multidisciplinar e Inclusão Escolar da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas-ADEFIP-MG.Presta assessoria escolar para a rede regular de ensino e ministra cursos de formação continuada.

Doe para a ADEFIP e faça parte dessa história!