Centro de Inclusão Escolar

Centro de Inclusão Escolar

Diante das barreiras e limitações impostas no processo de inclusão das crianças e adolescentes com deficiências nas escolas regulares e entendendo a Inclusão não apenas como garantia do acesso, mas permanência com qualidade e segurança; a ADEFIP implementou o projeto Inclusão Escolar – Uma Proposta de Educação Integral para Crianças e Adolescentes com Deficiência com o objetivo de unir profissionais da saúde, educação e as famílias com vistas a Inclusão Escolar e aprendizagem de forma efetiva.
O projeto foi contemplado pela Fundação Itaú- Social por meio do edital de Apoio aos Conselhos e Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, no qual empresas pertencentes ao Conglomerado Itaú Unibanco Holding SA e funcionários dessas empresas realizaram repasses de recursos financeiros à Instituições de todo país, sendo a ADEFIP uma das Instituições contempladas. Além da parceria estabelecida com a Fundação Itaú – Social, o Criança Esperança em parceria com a UNESCO e Rede Globo também se tornou parceiro na garantia do direito a Inclusão Escolar para as crianças e adolescente com deficiência.
O projeto tem mostrado resultados positivos, já que as crianças e adolescentes apresentaram uma evolução significativa na aprendizagem e interação social dentro e fora da escola. É possível observar que os profissionais da educação a medida que foram sendo habilitados ao longo do percurso, por meio dos cursos ministrados e assessorias realizados pela equipe da ADEFIP, atendem de forma diferenciada, valorizando o potencial do aluno.
A ADEFIP acredita que iniciativas como essa, apoiada por grandes parceiros , fomentam a interlocução entre saúde, educação e família, contribuindo de forma significativa para a educação integral e inclusão escolar dos alunos com deficiência, promovendo transformações importantes naqueles que vivenciam e trabalham com a inclusão, além de preconizar a mudança de paradigmas que acompanham as questões relacionadas a deficiência.

Case

O trabalho de inclusão escolar desenvolvido pela ADEFIP foi reconhecido pela Fundação Itaú Social e lançado como case em nível nacional. Juntos com outras 24 instituições brasileiras, representantes da ADEFIP participaram da cerimônia em Brasília, no Distrito Federal.

GALERIA DE IMAGENS

Doe para a ADEFIP e faça parte dessa história!