Centro Paradesportivo – Arte – Dança

Centro Paradesportivo, Arte e Dança

O Centro Paradesportivo possibilita a integração e a prática esportiva para pessoas com qualquer tipo de deficiência: intelectual, física, visual, auditiva ou social. As modalidades esportivas são: dança, tênis de mesa, vôlei sentado, bocha paraolímpica e xadrez. A equipe é composta por educadores físicos e Fisioterapeutas. As atividades esportivas para crianças e adolescentes com deficiência são fundamentais para o desenvolvimento e crescimento nos aspectos físicos e motores, o esporte também melhora consideravelmente o sistema cardiovascular, melhorando consequentemente a sua força, agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio.

Oficinas e Projetos

Projeto Superação, Arte e Dança Adaptada

Em 2011 a ADEFIP criou o Projeto Adefip – Superação, Arte e Dança Adaptada que através da arte, dança e do teatro visa ultrapassar as barreiras arquitetônicas e de comunicação em favor da inclusão social, além do resgate de valores pessoais de convívio social, valorizando as potencialidades dos jovens, crianças, adultos e idosos assistidos pelo projeto, proporcionando melhor qualidade de vida para eles e para os familiares.

O Centro Paradesportivo da ADEFIP possibilita a integração e a prática esportiva para pessoas com qualquer tipo de deficiência: intelectual, física, visual, auditiva ou social. As modalidades esportivas são: dança, tênis de mesa, vôlei sentado, bocha paraolímpica, atletismo e xadrez.

A equipe do Centro Paradesportivo é composta por educadores físicos. As atividades esportivas para crianças e adolescentes com deficiência são fundamentais para o desenvolvimento e crescimento nos aspectos físicos e motores, o esporte também melhora consideravelmente o sistema cardiovascular das pessoas com deficiência, melhorando consequentemente a sua força, agilidade, a coordenação motora e o equilíbrio. No aspecto psicológico, o esporte melhora a autoconfiança e a autoestima, tornando-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos. No aspecto social, o esporte proporciona a oportunidade de socialização, torna o indivíduo mais independente para a realização de suas atividades diárias e faz com que a sociedade conheça melhor as potencialidades dessas pessoas.

Fanfarra

Além de proporcionar momentos de descontração, lazer e recreação, a atividade de fanfarra proporciona o desenvolvimento de habilidades como coordenação motora fina, coordenação rítmica, percepção musical, percepção rítmica, atenção e memorização. Esta atividade caracteriza-se como atividade sociocultural na qual o paciente em tratamento de reabilitação que se submete a sua prática usufrui de uma atividade em grupo a qual proporciona ao praticante o enriquecimento da cultura musical e a musicalidade. Com isso agregamos atividades de prática Musical à rotina de tratamento dos Pacientes que frequentam a Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas – ADEFIP, e ainda atingimos os seguintes objetivos: Proporcionar momentos de descontração e lazer no ambiente institucionalizado; Desenvolver a percepção rítmica; Realizar apresentações dentro e fora do ambiente institucionalizado; Estimular as habilidades percepto-cognitivas; Estimular a interação interpessoal; Promover o desenvolvimento de habilidades musicais; Desenvolver e/ou resgatar a musicalidade.

GALERIA DE IMAGENS

Doe para a ADEFIP e faça parte dessa história!