Centro de Reabilitação e Inclusão Profissional

Centro de Reabilitação e Inclusão Profissional

O Centro de Capacitação e Inclusão Profissional da ADEFIP foi criado em 2011 com o objetivo de tornar possível a inclusão da pessoa com deficiência, no mundo do trabalho, como condição fundamental para sua integração na sociedade com vistas ao potencial da pessoa com deficiência e suas características individuais, criando assim etapas de desenvolvimento profissional por meio das atividades propostas. A equipe técnica é composta por psicóloga, assistente social e psicopedagoga.
Os atendimentos são voltados a adolescentes a partir de 14 anos, jovens e adultos com deficiência e buscam promover o desenvolvimento de habilidades básicas voltadas ao mundo do trabalho. Dentre as atividades realizadas são desenvolvidos cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas de conhecimentos e serviços, realização de oficinas terapêuticas, atendimentos voltados à família visando à aceitação e apoio na inclusão profissional, além do desenvolvimento de ações específicas como mapeamento de postos de trabalho, parceria com empresas, avaliação e encaminhamentos para eventuais oportunidades de trabalho até a inclusão efetiva da pessoa com deficiência com assessoria durante todo o processo de desenvolvimento do trabalho do profissional incluído.

A atuação se dá em três eixos:

Serviço de Apoio à Inclusão

Palestra  de sensibilização, mapeamento de oportunidades de trabalho e análise ocupacional do posto de trabalho. A inclusão no mundo do trabalho acontece através de parcerias realizadas com empresas locais que entendem a importância da inclusão da pessoa com deficiência no trabalho.

Reabilitação Profissional

O principal objetivo é de tornar possível a passagem da pessoa com deficiência, de uma situação de virtual inatividade, para uma de trabalho competitivo ou especial, como condição fundamental para a inclusão na sociedade.

Capacitação Profissional

Visa a qualificação profissional de pessoas com deficiência, que se encontram excluídas do mundo do trabalho e necessitam e/ou querem se capacitar e qualificar em áreas específicas para as oportunidades oferecidas no mercado; através de cursos profissionalizantes com 200 horas totais oferecidos semestralmente pela ADEFIP em parceria com a ONG Ser Especial.

GALERIA DE IMAGENS

Doe para a ADEFIP e faça parte dessa história!