Centro de Reabilitação Multidisciplinar
O Centro de Reabilitação Multidisciplinar realiza atendimentos em crianças, jovens, adultos e idosos nas áreas de: fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia com recursos musicais, fonoaudiologia, psicopedagogia, serviço social, educação física adaptada, enfermagem e médico fisiatra.
Serviço Social
Presta atendimento à pessoa com deficiência e seus familiares, fornecendo suporte social em todas as áreas do Centro de Reabilitação Multidisciplinar, sendo a ponte entre a Associação e a família e responsável inclusive pela orientação e encaminhamento de pacientes.
Fisioterapia
A equipe de fisioterapeutas são responsáveis pela melhora física do paciente, trabalhando diretamente com as suas limitações motoras e melhorando a amplitude de seus movimentos, seu equilíbrio e coordenação, visando à reabilitação motora e respiratória com objetivo funcional e consequente melhora da qualidade de vida.
Pedagogia / Psicopedagogia
O setor de pedagogia é responsável por auxiliar os pacientes com dificuldade de aprendizagem, auxiliando no seu desenvolvimento educacional, tendo como objetivos estimulação cognitiva/pedagógica avaliar e trabalhar as dificuldades de aprendizagem e praticar a inclusão. Este trabalho visa desenvolvimento pleno do indivíduo considerando aspectos afetivos, emocional, social, cultural e cognitivo, visando a busca pela autonomia de pensamentos, ação e independência.
Fisioterapia com recursos musicais
A música para fins terapêuticos vem cada vez mais sendo usada, como também comprovada cientificamente sua eficácia neste procedimento. O fisioterapeuta capacitado para usar a música em seu ambiente, explora os sons, instrumentos, canto, sempre com objetivo fisioterapêutico através do despertar do desejo. Levando em consideração o conceito da Identidade Sonora-ISO de cada um, que é o que favorece o uso da música em qualquer processo de aprendizagem, inclusive motora. É importante não nos restringirmos a atividades puramente motoras, e sim as atividades terem significado funcional para o indivíduo. Com o uso da música temos a oportunidade de intervir com o paciente de forma holística, assim se tornando uma grande ferramenta de trabalho para a reabilitação.
Medicina e Enfermagem
O Médico Fisiatra é o especialista em reabilitação dentro da Instituição, o trabalho envolve prescrição de medicamentos, órteses, cadeira de rodas e também o tratamento que o paciente necessita. Além das prescrições é feito um acompanhamento periódico de cada paciente. O enfermeiro desempenha o papel de orientador sobre cuidados básicos da vida diária fundamentais para melhorar a qualidade de vida envolvendo o paciente e a família.
Terapia Ocupacional
Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento, manutenção e recuperação do desempenho ocupacional do indivíduo nas diversas áreas da vida visando o favorecimento da independência e autonomia do paciente. Trabalha as funções de membros superiores, integração sensorial e as atividades de vida diária.
Psicologia
O setor de psicologia tem como objetivo o bem-estar do paciente e sua família, para que os mesmos lidem melhor com suas angústias, fantasias e medos. Busca o fortalecimento psíquico, maior conscientização de limites e potencialidades.
Reiki
O Reiki é uma terapia complementar realizado através da captação e transmissão da energia aplicada pela imposição das mãos. Podendo incluir técnicas de relaxamento e massagem com toque terapêutico trazendo benefícios à saúde física e mental. Trata o ser em sua totalidade, corpo, mente e alma
Musicoterapia
O setor de musicoterapia oferece um tratamento alternativo que se efetiva por meio de componentes contidos na música (ritmo, harmonia e melodia) que associados a técnicas específicas de abordagem conduzem um ambiente terapêutico com propósito de melhorar a saúde física, mental e emocional do paciente.
Fonoaudiologia
O trabalho do setor de fonoaudiologia envolve principalmente atuação nas áreas de disfagia neurogênica (avaliação, diagnostico, reabilitação e gerenciamento), linguagem oral e escrita (avaliação e reabilitação), comunicação suplementar e/ou alternativa e alterações de motricidade orofacial.
Nutrição
O setor de nutrição é responsável pela avaliação e acompanhamento nutricional, atuando na área de dietoterapia e educação nutricional.
Fisioterapia Paradesportiva
Atletas paralímpicos têm obtido resultados expressivos em importantes competições, bem como o aparecimento de lesões musculoesqueléticas é frequente nesses atletas e, com isso, a ação da fisioterapia passa a ser importante para a prevenção, habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência aptas à pratica desportiva com vistas a superação de limites.
Equoterapia
É um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar, buscando o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas com deficiência. A equoterapia auxilia o paciente a se organizar em relação ao seu espaço, desenvolver a sequencialidade de seus atos até montar, aprimorar percepções sensoriais, desenvolver o equilíbrio, a postura, a lateralidade, a motricidade, o esquema e a conscientização corporal e o enriquecimento de seu vocabulário; para que ocorra aprendizagem é necessário que haja interação entre o indivíduo e seu ambiente, sendo que a qualidade dessa interação vai afetar diretamente a aprendizagem.
Grupos
Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Atendimentos em grupo com caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, proporcionando recursos para o enfrentamento de vulnerabilidade social. Voltado para jovens, adultos e idosos.
Grupo de Estimulação Pedagógica e Familiar (GEPEF)
Grupo formado por psicopedagoga e psicóloga que atendem crianças com idade acima de 3 anos. Tem como objetivo o desenvolvimento social, afetivo, intelectual e físico, através de um trabalho pedagógico com participação dos pais.
Grupo de Estimulação Precoce (GEP)
Grupo formado por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga e psicóloga que atendem crianças de 0 à 3 anos de idade com o objetivo de estimular o desenvolvimento global e orientar as mães com os cuidados em casa.
Grupos de Estimulação Cognitiva
Os grupos de Estimulação Cognitiva desenvolvem atividades voltadas a estimulação dos domínios cognitivos como memória, linguagem, atenção e funções executivas com o objetivo de preservar ou melhorar o desempenho de pacientes adultos e idosos com alguma dificuldade ou perda cognitiva, decorrentes de Lesões encefálicas adquiridas que possam interferir na funcionalidade.
Oficina de Órtese de Membro Superior
A Oficina de Órtese de Membro Superior confecciona órteses na sede da instituição com objetivo de garantir a reabilitação funcional de pessoas com deficiência com rapidez e facilidade impedindo que deformidades sejam instaladas.
Desta forma é possível aperfeiçoar o processo de reabilitação da pessoa com deficiência o que consequentemente possibilita o acesso a escola regular e ao mundo do trabalho, ou seja, a total inclusão na sociedade.
Os resultados são visíveis na qualidade de vida das pessoas que recebem a órtese confeccionada na ADEFIP, pois com a agilidade do processo impede que as deformidades se instalem e garantam a otimização do processo de reabilitação, maximizando resultados e facilitando a inclusão na sociedade.