Sobre Nós

Sobre a ADEFIP

É com muito orgulho e emoção que comemoramos os 30 anos da ADEFIP e, embora ainda seja uma menina que tem muito a caminhar, já escreveu uma história de luta e de grandes vitórias. A ADEFIP (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas) surgiu em 05 de junho de 1987, da experiência de alguns jovens em movimentos ligados à Igreja Católica que sentiram a necessidade de um trabalho com os Deficientes Físicos na cidade, o que não existia até então. Tem como missão concretizar, através da habilitação e reabilitação, a inclusão do deficiente físico na sociedade, favorecendo de forma ampla seu direito à cidadania.

Sua finalidade estatutária é reunir os deficientes, proporcionando-lhes melhores condições de vida, sempre dentro das possibilidades da própria instituição. Lutou e continua lutando pela total integração da pessoa com deficiência em todos os setores de vida em sociedade, igualando-os perante as leis, mercado de trabalho, escolaridade, profissionalização e tudo o mais de direito dos cidadãos, inclusive e principalmente, a acessibilidade para todos.

A união de nós mães, se fez em agosto de 2006, através de um abaixo-assinado com mais de 27.000 assinaturas, colhidas num período de dois meses, com intuito de mostrar ao poder público e a nossa comunidade a necessidade da criação de um Centro de Reabilitação, aqui em Poços de Caldas. Então conhecemos a ADEFIP, que abraçou o projeto e viabilizou e concretizou o Centro de Reabilitação Multidisciplinar, destinado às crianças, jovens e adultos com sequelas neuromotoras.

Gosto de dizer que foi um encontro mágico! Nós mães pensávamos em um projeto para crianças, esquecendo que nossos filhos iriam crescer e a ADEFIP prestava um serviço para os adultos, talvez se esquecendo de que foram crianças.

O Centro de Reabilitação Multidisciplinar ADEFIP iniciou os atendimentos em sede própria, porém era muito pequena, com três salas que dividíamos entre atendimento, administrativo e telemarketing, e quando chovia tínhamos que dividir também com baldes e bacias.

No início, toda a equipe era voluntária. Fui convidada pelo Presidente da ADEFIP a fazer parte da diretoria voluntária como Vice-Presidente, até que em 2012 precisei assumir a Presidência por motivo de saúde do nosso saudoso Sr. Wladimir Rossini, meu mestre.

Lutamos muito e crescemos juntos… assim Deus lançou novos desafios para superar e a ADEFIP continuou a sua trajetória e não foi fácil. Muitas vezes tivemos que recomeçar e recomeçar é sempre difícil, mas nos possibilita crescer e continuar aprendendo.

Vencemos obstáculos que pareciam impossíveis e inalcançáveis, mas nunca desistimos e vencemos pela fé! Sem nunca deixar de sonhar alto, porque somos do tamanho daquilo que acreditamos.

Novos sonhos, novas conquistas, mais pessoas vieram, novos projetos e fomos ousando cada vez mais, porque uma força maior nos impulsionava a acreditar que para Deus não existe o impossível e que somos apenas instrumentos de Sua vontade.

E quanto mais obstáculos surgiam, mais a gente se fortalecia. As dificuldades existiram sempre, mas nunca nos faltaram determinação e força para superá-las.

Na ADEFIP não se trabalha a deficiência e sim o potencial do ser humano. Através dos atendimentos, oferecemos maior qualidade de vida, independência, tratamento de qualidade, despertamos talentos, possibilitamos que os familiares e a sociedade passem a olhar a pessoa com deficiência como um ser humano capaz, sem julgar pelas suas limitações. Despertamos a autoestima, a superação, o convívio entre eles próprios e com a sociedade.

Sinto que caminhos estão se abrindo… Nova fase… Novo ciclo…  Estamos todos juntos, cada um na sua função, executando o seu melhor.  Deus conhece cada necessidade e, ao longo desses anos, vem colocando seus anjos para nos ajudar, amparar e reconstruir. E esse anjos são vocês!

Para mim, o dia a dia na ADEFIP nos permite novas inspirações, novos desafios e a vontade de sempre buscar mais para dar uma qualidade de vida melhor e possibilitar de fato a busca de uma inclusão justa e eficaz.

Minha primeira inspiração para estar na ADEFIP, foi um menininho de cadeiras de rodas, chamado Gustavo Tranche. Esse garotinho é meu filho e, através dele, acabei ganhando mais 192 filhos, que amo incondicionalmente. Foi ele quem me levou até ADEFIP e me fez acreditar no impossível. As outras inspirações vêm das lutas de tantas outras mães e pais que buscam o melhor para seus filhos e familiares, e dos próprios atendidos que nos ensinam a lutar pela vida sem nunca desistir ou perder a fé e a esperança.

Há um texto que define toda nossa trajetória, que diz assim: “A estrada para a vitória não é uma reta … existe uma curva chamada fracasso … um trecho chamado confusão … um quebra-molas chamado dificuldade … e uns pneus furados chamados de inveja.  Mas se você tiver um estepe chamado determinação … um motor chamado perseverança … um seguro chamado fé … e um motorista chamado Jesus … com certeza você chegará a um lugar chamado sucesso.” (Autor desconhecido)

O sucesso não depende do dinheiro que se acumula, mas sim da resposta que se pode dar a esta pergunta: o que eu fiz para deixar esse mundo um pouco melhor? Qual foi a minha contribuição?

Deixo aqui o meu agradecimento a toda Diretoria, Conselheiros e a cada um dos nossos funcionários. Conseguimos vencer porque temos a melhor e mais dedicada equipe! E a melhor equipe nunca se comparando a ninguém, mas a nós mesmos, porque a cada dia buscamos mais, sem perder nossa essência. De um sonho sonhado junto que virou realidade. Estendo meus agradecimentos aos nossos pacientes e familiares por acreditar e confiar no nosso trabalho, a todos os nossos parceiros, nossas empresas amigas, nossos contribuintes, a imprensa, ao poder público, pois sem vocês não seria possível!

A todos que contribuíram e contribuem escrevendo cada capítulo dessa História, minha gratidão.

Que venham mais 30 anos, porque Juntos Somos Mais!

ANA PAULA GONÇALVES TRANCHE

PRESIDENTE VOLUNTÁRIA ADEFIP

Diretoria Voluntária da ADEFIP

Presidente

Ana Paula Gonçalves Tranche

Vice-Presidente

Mônica Miglioranzi Frison

1ª Tesoureiro

Keila de Cássia Nunes Pereira

2º Tesoureiro

Marcos Antônio Silva

1ª Secretário

Sandra Cristina Saldanha Tranche

2º Secretário

Carlos Alberto Armani

Conselho Fiscal

Rodrigo Dias Chiminazzo – (Douglas Contábil)

Márcio Roberto Correia

Marcos Figueiredo Tranche

Adriana Alves Aparecido Silva

Dorival Batiston

Mario Luiz do Lago Frison

Conselho Consultivo

Valdecir Reis do Santos

Marlene Fátima Freitas dos Santos

Andreia Juliana Bergamin

Paulo Henrique Vilas Boas

Alini Francisca Souza Vilas Boas

Edvaldo Del Sarto

Adélia Suzana Barreiro Del Sarto

Daniela Rossi Wolf

Teresa Cristina Alvisi

Erivelton Luis Siqueira

Teresa Cristina Prado Siqueira

Gilson Loiola

Paulo Sérgio Norberto

Equipe Administrativa

Gerente Administrativo

José Gabriel Pontes Baeta da Costa

Coordenador de Projetos Sociais

Lucas Leonardo Menezes Della Testa

Assistente Administrativo

Patrícia Ribeiro e Laís Aparecida Barbosa

Auxiliar Administrativo

Stephano Portella Simão

Lucimeire Rodrigues Machado de Carvalho

Serviços Gerais

Karina Fátima de Sousa

Lucelena Zanetti Borges

Recepcionista

Ana Paula Vilas Boas

Apoio Operacional

Operadoras de Telemarketing 

Cleidilene Martins Perpetuo

Patrícia Dias da Silva Rosa

Mensageiros

Douglas Henrique de Oliveira Castro

Eduardo Acácio Alves Moreira

Franchilin Dias

Robson de Paiva Assis

Motoristas

João Mangueira Filho

Marcos Antônio de Gouvea

Doe para a ADEFIP e faça parte dessa história!